Escrever textos opinativos não é mais fácil que fazer uma entrevista e construir um lead. Assim como, não é mais difícil.
Quando escrevo algo em que dou minha opinião, não quero que concordem comigo. Quero que reflitam sobre o tema que coloquei em discussão, analisem o que eu disse e por fim, formulem suas ideias.
Quem opina querendo convencer e ser aceito, não está cumprindo o seu papel de formador de opinião, e sim, tentando impor um pensamento, que pode estar certo, ou errado. Partindo do pressuposto de que, a verdade pode ser relativa.
A não concordância pode ser melhor do que a aceitação, por que faz com que o autor repense nos pontos levantados pelo opositor, gerando argumentações.
Quem opina tem de ter embasamento teórico, observação e capacidade de expor suas ideias de forma organizada que permita aos seus leitores decompor o texto, como fundamento e formular suas ideias.
A objetividade e a clareza são imprescindíveis na hora de opinar. Escrever “difícil” não mostra o poder de argumentação e muito mesmo ajuda o leitor a entender o texto. É preciso deixar claro seu discurso e em quê ele está fundamentado. Só assim será possível um diálogo entre o leitor e o autor.
11 Responses

  1. Anônimo Says:

    gostei muito do seu blog podemos fazer parceiria sou do blog da milly


  2. Betty Gaeta Says:

    Seu texto deveria circular pela internet como sendo de "utilidade pública", pois o que mais tem por aqui é gente querendo ser dono da verdade, em especial os fakes.
    Parabéns pelo texto.


  3. Moniky Says:

    Gostei muito do texto, e do blog. Muito bom!

    Se poder, passa no meu e comenta:

    http://ultimamentira.blogspot.com/

    Obrigada..


  4. Tori Says:

    Caramba bem legal o texto, gostei também do blog, achei bem legal. Sou a Vitória do blog Usuários.


  5. Anônimo Says:

    interessante :D


  6. Helen S. Says:

    Mto bom! Muito rico seu blog! O layout ta otimo e ta mto bem atualizado! Parabens. Voltarei mais vezes. Abçs, Marujo


  7. kbritovb Says:

    apesar do meu blog ter mutia besteira
    são sempre as coisas que EU gosto
    e também expresso minha opinião
    e deixo espaço para as pessoas concordarem ou não
    como vc msm disse agt só mostra nosso ponto de vista


  8. Rui Says:

    bela observação
    acho que tem que ser assim, expor a opiniao sem querer impor


  9. Adriano F. Says:

    nossa, mtooo bom!
    adorei o post...
    to ateh sem mais palavras rsrs



Related Posts with Thumbnails