O funk tornou-se parte de nossa cultura, assim como o samba e o pagode, mesmo sendo original dos Estados Unidos, no entanto quando passou por nossas fronteiras tupiniquins obteve uma nova estruturação, de melodia à letra.
Não podemos dizer que o funk não é cultura, por que é produzido culturalmente por pessoas que não o fazem apenas para vender, como dizia Adorno e Horkheime, não fazem parte da Industria Cultural (Cultura de Massa), pois produzem para sua própria comunidade, assim pode-se dizer.

As musicas são tocadas nos bailes e poucas conseguem popularidade no âmbito nacional, tanto é que os “ouvintes” de funk se encontram concentradamente na região Sudeste (São Paulo e Rio).
Mas quero questionar. O funk é uma arte?
Considerando aspectos de criação de outros gêneros musicais, por exemplo a MPB, que tem os maiores nomes da musica, como Chico Buarque, Eliz Regina, Cazuza, dentre outros tantos, Como dizer que as musicas escritas por eles tem o mesmo nível que muitas letras de funk.
É obvio que não quero generalizar, pois há letras divertidas, com humor, porém encontramos, talvez em maior parte, letras que denigrem a imagem da mulher, fere o que aprendemos fazer parte da “moral e dos bons costumes”.
E como dizer que não é arte, sendo que hoje ouvimos a musica “Me Adora” da Pitty, que trás um palavrão bem no refrão (essa rima não foi intencional), a palavra “foda”, e a Pitty, com sua musica é considerada como arte...
Por isso a pergunta, o funk é uma arte?
Marcadores: , , edit post
7 Responses
  1. Daniel Silva Says:

    O funk carioca, não. É uma das coisas mais abomináveis que eu já ouvi.

    O funk americano é outra história. Curto muito!

    Há uns 3 anos eu fiz um post sobre isso e usei a mesma foto que você, cara. Puta curiosidade!

    Abraço


  2. Janis Lyn Says:

    Funk? ninguém merece...rs

    bjs

    http://diariodeumafocaemcrise.blogspot.com/


  3. Entendo que arte seja algo que desperte idéias, que te faça pensar. Mesmo certas manifestações artísticas, tipo exposições em que tu tem que "tocar" a arte presente ali, com intuito de "sentir" a arte, mas isso te leva a alguma reflexão.
    Não é o caso do funk carioca. Estamos falando de música (mal-feita) com a intenção meramente de balançar quadris.
    Acho muito boa vontade de quem enquadra funk carioca como arte.


  4. Taí algo que dá muito pano pra manga. Como expressão cultural é inegável que o funk deve ser reconhecido: ele representa um segmento de milhões de pessoas, assim como o samba e a bossa nova representavam no início e na metade do século passado, respectivamente.

    Agora arte... Na minha modesta opinião a arte é a expressão que não vê olha e nem se importa no seu momento de feitura com a repercussão que ela pode gerar, ou pelo menos não de forma excessiva, pretenciosa demais.
    Se a música é composta com claros fins comerciais e pensa-se cartesianamente em seus detalhes para os ouvidos, ás vezes até ferindo a ideia do autor em função da aceitação, aí a arte se perdeu completamente. E é desse jeito que enxergo o funk, como mera expressão cultural e nada mais.


  5. O funk nao me agrada, acho super "foda", devido as letras serem explicítas demais para fazerem parte do que chamo de arte, porem sei que muitos adoram pinturas abstratas, eu nao gosto muito, mas é particular, prefiro muito mais um realismo, porem respeitemos a liberdade de expressão de cada um... há gosto para tudo...


  6. Anônimo Says:

    funk carioca não, haha, sei la, as letras são estranhas, eu odeio tanto funk quanto rebolation, funk inglês é bom, M.I.A ♥


  7. Anônimo Says:

    Me desculpe, mais sou do contra. Odeio funk e acho que só este tipo de música só causa baixaria e não tem nada de engraçado nas letras , é uma pouca vergonha
    As baladas que toca funk ,só da um povinho sem cultura e barraqueiro.
    FUNK é um lixo.


Related Posts with Thumbnails