INTRODUÇÃO

O preconceito não surge, não aparece de repente na vida das pessoas, ele nasce com elas. O preconceito nada mais é do que as idéias e opiniões que se têm do que não se conhece, como o próprio nome diz, pré-conceito.
Sendo assim, todas as pessoas têm seus preconceitos a partir do nascimento, à partir do momento em que raciocina e pensa, e isso é normal e sadio para a construção da identidade, para o descobrimento de novas coisas, enfim para o aprendizado, porém o que faz com que o preconceito seja repudiado é a sua utilização prática.
As pessoas usam suas concepções mal elaboradas, mal formadas, para julgar atitudes, práticas, modos de agir e de pensar... Usam suas idéias defeituosas para o julgamento de pessoas, de seres humanos.
Encontramos inúmeras formas de desrespeito, por que o preconceito de que estamos falando é a mais pura expressão da falta de respeito, da falta de educação.
Pois bem, chego ao ponto de discussão, o preconceito é uma forma de inibição, coerção, baseando-se na prática de julgar, criticar e recriminar, no entanto, de onde veio o preconceito, como ele se cria, se alimenta, como toma forma, se apresenta, se mostra, como ele cresce e fere o outro, como acabar, como eliminá-lo da vida social, é possível, é vantajoso, é fácil?

Este texto está sendo escrito sem nenhum interesse bibliográfico, contudo se interessar a alguém a elaboração do mesmo para tal, estarei disposto a criá-lo e estruturá-lo cientificamente.
É um texto denso, contando com mais algumas partes que estarão sendo publicadas neste blog.
Espero que gostem e que comentem para dar mais conteúdo às discussões.
Marcadores: , edit post
Related Posts with Thumbnails