O comércio de livros no Brasil nunca esteve tão bem como nesses últimos 3 anos.
A taxa de analfabetismo caiu.
Estamos vivendo o advento da internet.
O número de crianças matriculadas nas escolas aumentou.

Com essas premissas, imaginamos que o brasileiro está lendo, se informando, se aculturando, como dizia José Marques de Melo. No entanto, não é bem assim.
A taxa de leitura, contada por indivíduo alfabetizada, nos mostra que, cada vez mais, as pessoas estão deixando de procurar os livros.
Parece contraditório dizer que as pessoas não estão procurando os livros, sendo que os números mostram um aumento na venda de obras. O que acontece é que, os livros realmente estão sendo mais adquiridos, por um nicho. Apenas uma parcela da população encontrou o meio da literatura para se entreter, aprender, enfim, busca o livro nas prateleiras das livrarias.
Outra grande parcela da população foge, literalmente da leitura. Por motivos infinitos e muitas vezes infundados.
A verdade é que, muitos não foram incentivados a ler, não tiveram a leitura cultivada desde a alfabetização, ou mesmo, deixaram de ler por falta de tempo, preguiça, e como já disse, motivos para fundamentar o fato não acabam.
O problema se torna mais grave quando nos vemos na era da informação, e essa vem muito rápida, se modifica a cada momento e muitas vezes chega vazia, nula, esperando do informado a busca por seu detalhamento, ou mesmo, espera que o informado tenha um conhecimento prévio do assunto.
A solução só é visível, pelo menos a curto prazo, pela educação.
Mais uma vez a escola tem de resolver o problema da sociedade. Mas ela consegue.
O professor tem de estimular seu aluno, de uma forma que este goste de ler, sinta prazer pela leitura. A leitura não deve ser forçada, não tem de ter caráter obrigatório (mesmo sendo), tem de ser agradável.
Para o professor e ator Givaldo Moisés Oliveira, professor de Português, pela Unioeste e especialista em Fundamentos Estéticos para Arte, pela FAP.
O incentivo à leitura, ao hábito e à busca pelos livros deveria vir de casa, mas muitas vezes, as famílias por seus tantos problemas, não direcionam as crianças aos livros. Essa criança cresce sem o gosto pela leitura, e a escola pode intervir novamente, “Trabalhar leitura hoje com o adolescente é uma dificuldade, uma vez que o ato de ler demanda tempo e concentração, e o adolescente hoje é bastante imediatista. Mas é necessário conscientizá-los da importância da leitura enquanto ser que atua socialmente, lembrando que o conhecimento abre portas para muitas possibilidades, e que é necessário para se ter um referencial teórico. Pois em qualquer fase da vida será necessária a atividade da leitura. Quando se trabalha a visão da importância da leitura enquanto relação humana, desperta no adolescente o interesse e a possibilidade do mesmo ir em busca da informação. Também temos que ter em mente que devemos partir da realidade do educando e do seu contexto por exemplo, se eles gostam de musica, partir dessa vertente e trabalhar a musica enquanto produção poética, incentivando a busca da biografia dos cantores, compositores e assim por diante, e automaticamente estaremos incentivando a leitura”, explica Givaldo.
Para ele, a tecnologia é uma realidade e não pode ser desconsiderada, e nem pode ser deixado de lado para ficar questionando se é ou não boa para educação. “O importante é perceber que ela faz parte dessa geração considerada “Geração Digital”, e que eles possuem acesso a uma enorme gama de informação. O que é necessário é ajudá-los na sistematização dessas informações e incentivá-los no que tange a leitura enquanto prazer, formação, criação e pesquisa. Outra possibilidade entre tantas, solicitar a procura de textos de autores na internet e comentários sobre os mesmos, isso também em relação a musica, poesia, curiosidades. Dessa forma estaremos formando leitores, que não deixaram de se conectarem e ao mesmo tempo estaremos incentivando a leitura e a pesquisa”.
10 Responses
  1. oie,
    gostei mtooo da materia,
    concordo com tudo!!!,
    apenas acrescento que a falta de busca ou interesse pela leitura dfevese também mto ao fato de algumas mídias que temos hoje em dia cada vez mais ascessíveis, sendo elas a televisão, a internet a qual estamos e ainda o cinema, este na minha opinião um dos mais responsáveis pela diminuição da procura de livros, certamente o apearelho de DVD interferiu mtooooo nisso, eh visível o sucesso dos cinemas, das locadoras, e principalmente dos camelos, sem mencionar os filmes na TV e na NET, o cinema traz a fantasia e mtas vezes boas histórias para as pessoas, suprindo e substituindo em alguns a necessidade ou até o habito de ler um livro, mtos livros firam filme hoje em dia, isso jah eh quase moda nao eh!?
    De uma forma diferente, sem dúvida nao melhor, mas tambem nao pior, o cinema vem substituindo a biblioteca ao longo dos anos.
    e agora com o 3D ai ai ai, tenho ateh medo!!!...
    mas deixo aih um recado importante para o mundo:
    "O conhecimento escondido entre as páginas de um livro ainda não cabe nos cento e poucos minutos de emoção da telona!!!
    Abraçuxxxx


  2. q bom! mas infelizmente ainda é pouco o numero de pessoas q gostam mesmo de ler! eu adoro!


  3. Anônimo Says:

    Opa mandou bem mesmo, parabéns pelo blog


  4. Anônimo Says:

    Tem que haver mais livros como Harry Potter que geraram milhares de leitores e desses milhares, muitos pegaram gosto pela leitura e procuraram outras obras mais densas. As pessoas não procuram os livros, pois os livros não são tão chamativos como o cinema ou a música.


  5. rebeca Says:

    eu sou a rebeca e adorei


  6. Enquanto tivermos mais farmácias que livrarias, esse quadro não muda, aliás, onde estão as bibliotecas públicas?


  7. Alyne Rubio Says:

    Oi Théo!
    Gostei muito do seu post, inclusive estava a muito tempo querendo escrever sobre isso no meu blog também, pois, é um assunto muito sério...
    No Brasil enfrentamos muitos problemas relacionados a educação. E parece-me que ninguém faz nada pra mudar este cenário exatamente por que não querem e não porque não podem. (Óbvio que poder podem, afinal são bilhões que passam e nem sabemos pra onde vão. Ou melhor, sabemos...) Não querem melhorar a educação com medo das pessoas se tornarem criticas e abrirem seus olhos aos problemas principais e acabarem com essa anarquia desfreada que é a política do nosso país.
    Em relação á leitura, os livros são cada vez mais caros... Vários livros bons ainda nem foram traduzidos para a nossa língua. Os pais estão cada vez mais despreocupados com isso em relação aos filhos. Existem muitos que ainda fazem juízo das necessidades dos filhos, porém, existem muito mais que deixam a mercê dos professores na escola que nem sempre estão preparados para orientar tantos alunos.

    Tudo isso é muito sério. Livros por preços exorbitantes... Qual adolescente vai se interessar por leitura se pra ter uma pequena biblioteca em casa ele tem que pertencer a uma classe pelo menos razuavelmente boa financeiramente? E os adolescentes de classe baixa?

    A leitura entre os brasileiros pode até ter aumentado, porém basta saber quais tipos de livros são esses... Alguns livros para pré adolescentes, como Harry Potter, Crepúsculo, podem sim estimular os alunos a se interessaram pela leitura, porém, podemos fazer uma análise de até que ponto isso é bom? Precisamos fazer com eles gostem de ler, e guiá-los para livros que realmente façam suas cabeças pensarem...

    Bom, estou um pouco sem tempo, mas é um assunto que me interessa muito. Vou ser professora de Filosofia, uma matéria que exige muito da capacidade de pensar e criticar do aluno... Pena que quando eles chegam no ensino médio meu desafio aumenta mais ainda por não encontrar alunos motivados a leitura mais dificil, mais extensa.

    Beijoos Théo!


  8. Pow a propria internet e um meio de nos levar a nao recorrermos a livro isto em todos os sentidos, hoje o adolescente nao le o aquele `paradidatico` procura o resumo na wikipedia, nao faz o exerciciio procura o gabarito entre outras ...temos que balancear as coisas, mas nao estou aqui querendo condenar a internet pelo contrario temos que saber implementa-la na leitura ...excelente materia forte abracu


  9. Ler é tudo!!!!

    nem ques eja a bula mais leiam!!!
    bom post parabens!!!


    O melhor blog do meu .... Bairro agora está com vídeos
    http://blogdocharque.blogspot.com/


  10. Trius Says:

    Cara, concordo plenamente com o que você disse. E aponto outro problema que é a falta de políticas públicas para o incentivo à leitura.

    Instalaram aqui em Recife duas bibliotecas públicas em dois locais de muito movimento: uma na estação de metrô do Recife e outra no maior terminal de ônibus urbano do estado. Ambas com apoio do governo do estado.

    O resultado foi um sucesso. Elas vivem sempre cheias de gente e a taxa de não devolução é menor, se eu não me engano, que 0,03%.

    Aposto que muita gente aqui está descobrindo ou redescobrindo o prazer da leitura.


Related Posts with Thumbnails